agroinfluencers

Agroinfluencers: conheça os irmãos agrônomos que já faturam altas cifras

Donos do perfil @jovensdoagro, irmãos tem mais de 37 mil seguidores e abriram a própria agência de marketing de influência no agro

Redação

em 14 de novembro de 2023


Na crista da onda do movimento de influenciadores digitais no Brasil, os irmãos Saile e Cesar Farias conquistaram espaço nas redes sociais falando sobre o agronegócio. Os “agroinfluencers” já somam mais de 37 mil seguidores, fornecendo dicas do agronegócio, fazendo indicações de produtos e uma espécie de diário de bordo sobre o andamento das safras, entre outros conteúdos produzidos por eles.

De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), entre o papel dos influenciadores precisa estar a difusão de conhecimento, incluindo informações sobre técnicas de plantio e agricultura de precisão. 

A instituição fez, ainda em 2020, um levantamento que apontou que três entre quatro produtores não obtinham informações claras sobre tecnologias no agro. Segundo a ABMRA, isso abriu uma oportunidade para que os influenciadores pudessem impactar mais de 4 milhões de produtores rurais.

Desde então, várias empresas vêm apostando no canal de divulgação, inclusive algumas multinacionais, o que levou alguns agroinfluencers a aumentarem significativamente seus alcances, visualizações e, por consequência, seus faturamentos. 

Do interior para a web: o universo dos agroinfluencers

agroinfluencers
Cesar e Saile Farias (Foto: Reprodução/Perfil @jovensdoagro)

Os irmãos Saile e Cesar Farias são de Pirapozinho, interior do estado de São Paulo. Eles notaram a adesão de grandes empresas ao marketing de influência ainda em 2015 e foi então que começaram a produção própria de conteúdo. 

Sailes Farias que é professora de agronomia, veterinária e zootecnista, e já compartilhava seu conhecimento e rotina no campo com os alunos, em uma rede social. Segundo ela mesma conta, em um momento em que “tudo ainda era mato”.

Ela contou à EXAME que seus alunos precisavam de um estímulo profissional. Assim, os irmãos começaram a contar a jornada de empreendedorismo e falar de sucessão familiar. O perfil @jovensdoagro tomou grandes proporções. Além dos seguidores, os irmãos agroinfluencers fundaram a própria agência de marketing de influência no agro. 

Em 2022, o faturamento superou 1 milhão de reais. A previsão para 2023 é atingir o índice de 3 milhões de reais. Segundo os irmãos, os agroinfluencers associados já faturam de 10 a 15 mil reais por mês.