produção holística

Agropecuária brasileira é exemplo de produção holística

Especialista da Embrapa defende que o país está rompendo com o conceito de “Carbon Tunnel Vision”

Redação

em 13 de março de 2024


A agricultura brasileira, através de uma visão holística acerca da produção sustentável, tem se tornado um exemplo para aquelas que limitam a sustentabilidade à mitigação das emissões de carbono (conceito conhecido como “Carbon Tunnel Vision”). Esse viés perde força ao passo que universidades, órgãos de extensão rural e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aliam tecnologia, ciência, produção e preservação para implementar soluções na agricultura tropical.

Em artigo publicado na Embrapa, o chefe-geral da Embrapa Territorial e membro do Conselho Científico Agro Sustentável, Gustavo Spadotti Amaral Castro, defendeu um legado de sustentabilidade de “Ciência Tropical”. O executivo lembra que o Brasil dependia, há cerca de 50 anos, da importação de alimentos para suprir a demanda interna. Hoje, graças à aplicação de tecnologias inovadoras na agricultura tropical, conseguiu reverter o quadro e se estabelecer como exportador.

Agropecuária holística

Nesse contexto, o país adotou práticas agrícolas pautadas em pesquisa, desenvolvimento e inovação que permitem explorar a agricultura para além da alimentação, se preocupando com a preservação e proteção do meio ambiente. Confira, a seguir, as principais técnicas utilizadas no campo que contribuem para uma agropecuária sustentável.

Sistema de Plantio Direto

Propicia o menor consumo de combustíveis fósseis, assim como a redução da erosão e um balanço de carbono mais positivo. Os cultivos consorciados são a principal expressão de tecnologia nesse método.

Fixação Biológica de Nitrogênio

Reduz a necessidade de fertilizantes sintéticos e as emissões de gases de efeito estufa.

Recuperação de Áreas Degradadas

Ao recuperar terras com baixos índices produtivos, se favorece o sequestro de carbono.

Tropicalização Genética de Vegetais e Animais

O melhoramento de cultivos e rebanhos desencadeia em uma resiliência maior das produções. Ao aumentar a produtividade, se reduz, naturalmente, o desgaste das florestas.

Inteligência Territorial Estratégica

Produtores passam a se basear em dados ao tomar decisões, o que evita perdas e queda de competitividade.

Sequestro de Carbono

O bom manejo de lavouras, florestas e pastagens exercem o papel de sumidouro de carbono.

Como consequência da adoção dessas práticas, o Brasil se apresenta ao mundo como exemplo de como operar de maneira holística na produção agrícola. Dessa forma, leva em consideração aspectos como a segurança alimentar, a mitigação das emissões, a produtividade, a preservação ambiental, e a proteção de terras indígenas e reservas legais, entre outros.