Anuga Select Brazil 2024: confira os destaques da programação
A expectativa da organização é receber um público aproximado de 16 mil visitantes, além das 500 marcas expositoras vindas de 25 diferentes países
São Paulo está se consolidando como a capital da gastronomia da América Latina e, não sem motivo, sedia, entre 9 e 11 de abril, no Distrito Anhembi, mais uma edição da Anuga Select Brazil. O evento reúne as novidades do setor de alimentos e bebidas para um público misto de visitantes e profissionais, além de empresas do setor. Na proposta da organização, “o Anuga Select Brazil deve ser o palco ideal para o compartilhamento de conhecimentos, network, atualização profissional, rodadas e fechamento de novos negócios”.
A expectativa do evento é receber um público aproximado de 16 mil visitantes, para interagir com 500 marcas expositoras vindas de 25 diferentes países.
- Programação
- Orgânicos
- Estação Sorvetes
- Estação Halal
- Espaço Descobertas
- Congresso para Supermercados de Bairro
- 14ª ExpoAzeite 2024
Programação
A edição 2024 do Anuga Select Brazil prevê uma extensa programação. Além dos estandes das empresas, terá workshops, congressos, palestras com especialistas, área de podcast e zonas temáticas.
Segundo a organização do evento, haverá ainda uma série de atividades focadas na geração de negócios, com exposições de produtos, e rodadas de negócios.
As áreas temáticas também se destacam na programação, assim como as experiências sensoriais. A organização planejou para esta edição, oficinas de culinária, competições de pizzaiolos e muitas degustações.
Orgânicos
O Pavilhão Atmosfera Orgânica, contará com a participação conjunta de 9 empresas. Trata-se de uma espécie de renovação da parceria com a Organis (faturamento estimado em R$ 7 bilhões em 2023). Essa é a terceira vez que a Organis participa do evento – ao longo das cinco edições que já aconteceram.
Beni Piatetzky, diretor geral da organizadora do evento, a Koelnmesse Brasil, acredita no interesse dos consumidores pelo mercado orgânico. “Nossa exposição está constantemente atenta às correntes do mercado. Observamos o interesse dos clientes em comprar itens sustentáveis ligados a princípios como a valorização da natureza, a conservação ambiental e o compromisso com a comunidade. A colaboração com a Organis é um valioso complemento e, sem dúvida, será um atrativo significativo para todos os participantes”, explicou.
Estação Sorvetes
A Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes (ABIS) se tornou parceira da Anuga Select Brazil 2024, e está organizando a Estação Sorvetes by Abis. Um espaço que mostrará ao visitante um pouco sobre o processo de fabricação de sorvetes. Além disso, quem visitar a Estação Sorvetes poderá participar da degustação que será oferecida com exclusividade.
Eduardo Weisberg, presidente da ABIS, explicou em matéria do Portal Radar que a proposta da associação é levar uma espécie de amostra da cadeia produtiva do mercado sorveteiro para o público visitante do evento. “O nosso objetivo é atualizar e promover de maneira recorrente ações que visam estimular a produção, o crescimento econômico e a prosperidade para os micros, pequenos e médios empresários que atuam no amplo e diversificado universo do sorvete”, justificou.
Na oportunidade, a ABIS deve fazer o lançamento da Clash 2025, o Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados, que deve contar com a participação dos principais representantes do setor. De acordo com a ABIS, o segmento de sorvetes é responsável pelo faturamento de R$ 14 bilhões ao ano.
Estação Halal
Os alimentos certificados Halal também terão área especial no Anuga Select Brazil 2024. Para isso, a Fambras Halal Certificação, primeira certificadora Halal do país, está preparando um espaço especialmente para mostrar ao público o conceito. Esta área terá exposição de produtos certificados, serviços, palestras, uma equipe de especialistas no conceito Halal e oportunidades para networking.
Halal em árabe significa permitido, ou seja, algo que está de acordo com as regras estabelecidas pela lei islâmica (Shariah).
Ali Zoghbi, vice-presidente da Fambras Halal, explicou que o objetivo é desmistificar o Halal. “Estamos preparando tudo com muito empenho para oferecer informação de altíssima qualidade sobre o Halal. O Brasil é um dos protagonistas desse mercado, mas muitas pessoas ainda não conhecem esse conceito, que deixou de ser uma recomendação meramente religiosa para os muçulmanos e se tornou um selo universal virtuoso que beneficia toda a humanidade”, contou.
Segundo ele, a certificação Halal é um processo pelo qual se certifica a aptidão da indústria em praticar os procedimentos Halal, produzir, armazenar e comercializar produtos destinados aos consumidores muçulmanos.
De acordo com o Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2023/24, o mercado Halal movimentou cerca de US$ 2,29 trilhões (R$ 11,1 trilhões) em 2022, principalmente nos segmentos de alimentação, fármacos, cosméticos, moda, entretenimento e turismo.
Espaço Descobertas
A empresa Local.e, especializada na consultoria de pequenas empresas brasileiras do setor de alimentos e bebidas, é novamente a responsável pela coordenação do Espaço Descobertas. Esse espaço tem como missão ajudar as pequenas empresas a escalarem no mercado nacional e internacional.
“O Espaço Descobertas é a oportunidade para muitos dos visitantes terem contato com marcas que estão começando no mercado e trazem produtos realmente diferenciados”, destaca a Co founder da Local.e, Leila Okumura.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), as pequenas e micro empresas correspondem a 93,5% do total de indústrias do segmento. Já o setor de alimentos e bebidas, como um todo, é responsável por 20% dos empregos formais do país, segundo o Perfil Setorial da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
No Espaço Descobertas terá demonstração específica da categoria de produtos saudáveis, com estandes de bebidas e snacks e opções Plant-based, sem glúten e sem lactose.
Congresso para Supermercados de Bairro
O Congresso para Supermercados de Bairro mais uma vez fará parte da programação do Anuga Select Brazil. Desta vez, com foco em inovação e competitividade. Os painéis devem apresentar discussões sobre o setor e o público poderá fazer visitas técnicas a supermercados de referência, além de participar do Workshop Açougue de Primeira, que tem como finalidade aprimorar a qualidade e a rentabilidade do nicho.
Um dos destaques do Congresso é o Supermercado Modelo, totalmente dedicado à exposição e ao treinamento, para que empresários possam conhecer o que há de mais moderno no setor. Melhorar algumas práticas também é o foco do Supermercado Modelo.
“Será um evento que proporcionará aos participantes atualização, networking e aprendizado rápido, e servirá para a descoberta de novos produtos, serviços e soluções de negócio”, contou Fabiano Polese, diretor da Expo Supermercados, responsável pelo Congresso. “É um momento propício. O setor de supermercados de bairro, vizinhança e conveniência teve alta de 10,5% em 2023 e, em 2024, a perspectiva é de um crescimento ainda maior, de 12%”, completou.
14ª ExpoAzeite 2024
Durante o Anuga Select Brazil, acontecerá também a 14ª ExpoAzeite 2024. Para Patricia Galasini, organizadora e curadora da ExpoAzeite, trata-se de um dos eventos mais tradicionais de azeites do país. Ela contou que a ExpoAzeite já apresentou mais de 500 rótulos de todo o mundo e, neste ano, os visitantes poderão esperar uma edição focada em azeites de qualidade disponíveis no mercado brasileiro.