aumentar diversificar producao

Agro precisa produzir 56% mais para alimentar o planeta até 2050

Para alimentar as 10 bilhões de pessoas no futuro, sistemas intensivos de produção podem ser a alternativa

Redação

em 21 de setembro de 2023


A população mundial deverá atingir 10 bilhões de pessoas até 2050 e vai precisar de muita produção do setor agropecuário. A estimativa dos especialistas é que a produção de alimentos atual precisará crescer 56% para dar conta da demanda. Em paralelo, os mesmos técnicos apontam que a agroindústria tem que reduzir a emissão de gases de efeitos estufa (GEE) pela metade e ainda mitigar o que já foi emitido.

Uma das respostas para o desafio das próximas três décadas é a adoção maior de sistemas intensivos de produção, ao lado da diversificação, ou seja, deixar de lado a especialização da monocultura. Um exemplo é o plantio combinado de arroz, soja e azevém (planta daninha), cuja produtividade pode chegar a 913 kg/ha, contra a produção de 547 kg/ha de proteína consumível no plantio convencional de arroz.

Os dados são do professor Edicarlos Damasceno de Souza, da Unversidade Federal de Rondonópolis (UFR), um dos participantes do II Simpósio de Sistemas Intensivos de Produção (II SIP), promovido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande.

“Aumentar a diversidade do sistema não é necessariamente ter um maior número de espécies, porque várias delas podem ter a mesma funcionalidade ecossistêmica e, desta forma, não existe diversidade funcional”, explicou o professor, de acordo com reportagem da agência de notícias da Embrapa.

Intensificar e diversificar

aumentar diversificar producao

Para explicar seu ponto de vista, ele deu os exemplos do consórcio braquiária + milheto + aveia, que são três gramíneas com funcionalidades semelhantes, ou seja, não há diversidade funcional. Já o conjunto formado por braquiárias, girassol e nabo, plantas de famílias, sistemas radiculares e funcionalidades diferentes, tem outro resultado: aumento da diversidade florística e funcional do sistema de produção.

Para o pesquisador, intensificar e diversificar ao mesmo tempo pode aumentar a eficiência agrícola, utilizando técnicas e tecnologias inovadoras para suprir a demanda por alimentos e garantir segurança alimentar.