armazenamento de graos

Brasil é um dos que mais pesquisa sobre armazenamento de grãos

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) lidera o ranking das principais instituições acadêmicas que estudam o tema

Redação

em 10 de julho de 2023


O Brasil avançou na publicação de artigos científicos de alto impacto sobre armazenamento e secagem de grãos em todo o mundo. O país ocupa a terceira colocação num ranking dos principais pesquisadores globais, tendo ficado atrás apenas dos Estados Unidos e da China, no período de 2007 a 2022.

Esse resultado é fruto, principalmente, do trabalho da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, como demonstra o site da instituição acadêmica.  A universidade é a sexta no mundo na lista das que mais produzem textos sobre o tema. Essa conclusão faz parte de um artigo publicado no periódico científico Foods, de autoria de três autores chineses.

No trabalho, foi usada a base de dados Web of Science, por meio da qual os autores tiveram acesso aos artigos de maior relevância internacional. Foram contabilizadas produções científicas produzidas sobre o tema no período de 15 anos. A intenção do artigo foi identificar a evolução e as tendências das pesquisas em armazenamento de grãos.

Segundo o artigo publicado na Foods, o Brasil é um dos que mais publicam pesquisas nas áreas de armazenagem e de estudos de tecnologias. No caso da UFV, a maioria delas é realizada nos programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola, Entomologia e Engenharia de Alimentos. Entre os temas abordados estão os relacionados à temperatura, insetos, controle de pragas e dióxido de carbono.

Armazenamento de grãos para segurança alimentar

armazenamento de graos

A avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, Raul Guedes, é de que o bom desempenho da UFV reflete sua tradição em pesquisas com armazenamento. Além disso, demonstra a necessidade de se ampliar a interação internacional para que a instituição se mantenha bem posicionada nos principais rankings globais.

O interesse no tema é porque o armazenamento correto de grãos é um desafio para a segurança alimentar. A ausência de uma estrutura adequada pode gerar cenários de escassez, o que influencia os preços dos produtos e também compromete a segurança alimentar da população.

Em condições normais, grãos e sementes podem durar por um longo período. Mas, sem o cuidado adequado, eles perecem rapidamente. Isso explica a importância da manutenção constante do sistema de armazenamento, preferencialmente, em locais com boa ventilação, num ambiente coberto e protegido contra ratos e insetos.