flexitarianos america latina

Flexitarianos são 26,5% da América Latina, mostra estudo

Pessoas que estão dispostas a comer mais vegetais, mas ainda aceitam carnes, crescem numericamente na região, diz IICA

Redação

em 21 de setembro de 2022


Flexitarianos são aqueles consumidores que têm uma dieta parecida com a vegetariana, com mais verduras, legumes e frutas, mas que também admitem o consumo de carne. De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), a Argentina tem 37% da população que se diz flexitariana. Já o Brasil tem 17%. O número destoa da última pesquisa lançada pelo Ibope que mostrou que 52% dos consumidores brasileiros se declaram parte da dieta flexível. Na América Latina toda, os semivegetarianos, ou flexitarianos, já são 26,5%. 

Onívoros são maioria

O estudo do IICA mostra que a América Latina é composta majoritariamente por “onívoros”, ou seja, aqueles que comem todo o tipo de alimento: são 64,2% da região. Apenas 6,5% se declaram vegetarianos e 2% veganos. A pesquisa foi conduzida nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil; em Buenos Aires, Rosário e Córdoba, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. 

O número de pessoas que está tentando reduzir o consumo de carnes é menor do que aqueles que não tentam diminuir, indica o estudo: são 26,5% da população que diz que quer reduzir o consumo, enquanto 32% diz que não está tentando comer menos carne. 

Plant based

flexitarianos america latina

O levantamento mostrou ainda que os brasileiros estão mais abertos a comer produtos “plant based”: 70,8% disseram que têm probabilidade total ou parcial de comer produtos plant based com regularidade. Na Argentina, o percentual foi de 56,9% e no Uruguai o indicador foi de 50,1%.

Há, entre os moradores da América Latina, uma curiosidade sobre esses produtos, no entanto: 61,2% dos entrevistados gostariam de experimentá-los. Já entre os habitantes acima de 40 anos, o que se vê é uma resistência às proteínas alternativas, pois 37,8% dos pesquisados expressaram probabilidade total ou parcial de consumir produtos vegetais cujo sabor é praticamente igual ao da carne.