genetica bovina

Tecnologia da Embrapa identifica melhor genética bovina

Com o uso do Clarifide® Girolando é possível prever, por exemplo, os gados da raça Girolando com genoma apto a produzir mais leite e de melhor qualidade.

Redação

em 16 de junho de 2023


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou, em parceria com outras instituições, tecnologias para melhorar a produtividade por animal no Brasil. O objetivo foi desenvolver meios para rastrear a qualidade genética do gado e, assim, evitar custos no sistema de produção. 

Com a Associação Brasileira de Criadores de Girolando, a Empraba implementou o Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). Em seguida, firmou uma parceria com a CRV Lagoa e a Zoetis. Nesse caso, o objetivo foi desenvolver uma ferramenta genômica, denominada Clarifide Girolando. 

Leia também: Produtores da raça Brangus focam em melhoramento genético

O gado Girolando é uma raça de bovinos resultante do cruzamento das raças Friesland-Holstein e zebuína Gir, ambas com grande aptidão para a produção de leite. 

Ferramenta ajuda a selecionar animais com melhor genética

No mundo, o Clarifide Girolando é a única ferramenta de seleção de genoma em bovinos da raça Girolando. No Brasil é a primeira a ser aplicada em bovinos leiteiros, como informado pela Embrapa. A partir dessa tecnologia é possível saber, por exemplo, qual será a performance produtiva de uma bezerra quando ela parir pela primeira vez, avaliando seu potencial produtivo, antecipadamente. 

Leia também: Tecnologias reprodutivas podem melhorar eficiência da pecuária

A tecnologia permite produções de animais mais jovens, o que gera economia no custo – já que as fases de cria e recria são as mais onerosas – além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, pois o metano é emitido a partir da ruminação ao longo da vida útil do animal.

A antecipação das características genéticas dos animais é atingida a partir de equações que utilizam como base dados de pedigree e de informações fenotípicas e genotípicas do animal. Com esse conhecimento, é possível prever os valores genômicos de bovinos jovens para as seguintes características: produção de leite, idade ao primeiro parto, intervalo entre os partos e confirmação de paternidade. 

Além disso, a tecnologia desenvolvida pela Embrapa permite antecipar informações sobre a produção de proteínas do leite, como a Beta-Caseína, Kappa-Caseína e Beta-Lactoglobulina. O Clarifide Girolando pode ser aplicado em todos os seis biomas do Brasil.