rastreabilidade no agro KPMG

KPMG cria núcleo de rastreabilidade no agro

Consultoria lança novos serviços ligados à cadeia de valor da agricultura

Redação

em 11 de outubro de 2023


O braço brasileiro da KPMG acaba de criar um núcleo focado na rastreabilidade do agro, com serviços que estão ligados à necessidade dos produtores de se adequarem aos novos regulamentos e demandas relacionadas à qualidade de dados, seja sobre aspectos ambientais, sejam questões sociais da cadeia. De acordo com a consultoria, as ferramentas permitirão que o setor capture dados e padronize, armazene e compartilhe as informações de rastreamento.

Na prática, as soluções tecnológicas combinadas e já testadas, com a orientação de especialistas, vão ajudar ainda a calcular a pegada de carbono de todas as etapas do trajeto do produto, monitorar indicadores de condições de trabalho na cadeia de valor, possibilitar decisões de ação e resultados, entre outros, conforme nota oficial da KPMG.

Rastreabilidade permite maior transparência

“Nos últimos anos, observamos um aumento importante da demanda por maior transparência sobre aspectos sociais e ambientais na produção de commodities agrícolas e alimentos, tanto por parte dos consumidores do mercado doméstico quanto globais”, resume a sócia-líder de agronegócio da KPMG, Giovana Araújo. Ela destaca, entre outras iniciativas, a entrada em vigor das regulamentações do European Union Deforestation Regulation (EUDR).

Lançado em junho deste ano, com implementação determinada para dezembro de 2024, o programa da União Europeia tem impulsionado a busca de soluções para responder à demanda de rastreabilidade da cadeia produtiva do agronegócios, com foco na implementação de sistemas que monitoram, em especial, a produção de soja, carne bovina, café, óleo de palma, cacau, madeira e borracha.

O escopo do novo núcleo envolve soluções como a KPMG Origins Asset Traceability, baseada em blockchain e que permite visibilidade e controle desde as matérias-primas até o ponto final de venda. A KPMG Origins é outro produto, licenciado como um serviço ao cliente, que uniformiza os principais processos e dados entre fornecedores e países com base em padrões já estabelecidos.