mit mapeamento

MIT desenvolve mapeamento remoto de plantações

Solução usa imagens de satélite e de solo para rastrear propriedades rurais na Tailândia

Redação

em 7 de março de 2024


O mapeamento e classificação de plantações tailandesas está sendo feito remotamente por engenheiros do MIT, dos Estados Unidos. Essa nova frente combina uma série de recursos, começando com a captação de imagens via satélite e na beira de estradas, por meio do Google Street View. Ao mesmo tempo, as imagens são analisadas por tecnologias como aprendizado a máquina, aumentando a precisão e a rapidez na entrega das informações.

mit mapeamento
Fotos: Reprodução/ MIT

Os investigadores utilizaram a técnica para gerar automaticamente o primeiro mapa nacional de culturas do país asiático, que é caracterizado pela predominância de pequenos agricultores. Os especialistas do MIT criaram um mapa, de fronteira a fronteira, das quatro principais culturas tailandesas – arroz, mandioca, cana-de-açúcar e milho – e determinaram qual dos quatro tipos era cultivado, a cada 10 metros, e sem lacunas, em todo o país. O mapa resultante alcançou uma precisão de 93%, o que os investigadores dizem ser comparável aos esforços de mapeamento no terreno em países de elevado rendimento e grandes explorações agrícolas.

Mapeamento ajuda a monitorar mudanças climáticas

mit mapeamento

Segundo a publicação oficial do MIT, os mapas de culturas ajudam os cientistas e os decisores políticos a monitorizar o abastecimento global de alimentos e a estimar como poderão mudar com as alterações climáticas e o crescimento populacional. Mas a obtenção de mapas precisos dos tipos de culturas cultivadas exige, muitas vezes, pesquisas no terreno que apenas um punhado de países tem recursos para manter.

Agora, a equipe do MIT está aplicando sua técnica de mapeamento a outros países, como a Índia, onde as pequenas explorações agrícolas sustentam a maior parte da população, mas o tipo de culturas cultivadas tem sido historicamente mal registado.

De acordo com os pesquisadores, o objetivo final é compreender os resultados agrícolas, como a produtividade e a maneira de cultivar de forma mais sustentável. Uma das principais etapas preliminares é mapear as culturas. Para eles, quanto mais granularmente for o mapeamento, mais perguntas serão respondidas.