equidade

Mulheres no agro: equidade de gênero faz diferença

Além da questão ambiental, o ESG também envolve governança e boas práticas sociais, o que mostra a importância da diversidade e equidade de gênero

Redação

em 11 de setembro de 2023


A diversidade e a equidade de gênero são um dos elementos importantes dentro do contexto das boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Afinal, um ambiente inclusivo para os colaboradores promove maior bem-estar e segurança, além de trazer olhares diferenciados para os desafios do negócio. 

No entanto, uma pesquisa recente da Deloitte mostrou que o setor agropecuário ainda tem muito a avançar neste quesito. O levantamento, que ouviu 400 mulheres que atuam nas atividades de agricultura, pecuária e serviços relacionados (os setores de produção florestal, pesca e aquicultura não foram detectados), mostrou que parte delas (41%) considera ter sua capacidade intelectual questionada no trabalho. Esse índice foi maior (75%) entre as mulheres com idades de 18 a 30 anos. A partir dessa idade, 37% afirmaram sentir algum tipo de questionamento.

Mesmo assim, a Deloitte apontou que no setor agro, 9% das mulheres empregadas têm grau superior de ensino, ante 3% dos homens, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mercado de trabalho geral, o percentual é de 30% para as mulheres e 16% para os homens.

Outro aspecto levantado pela pesquisa é que a falta de mulheres na liderança das empresas desestimula as mais jovens a seguirem carreira na área. Este motivo foi citado por 62% das entrevistadas. Além disso, outros pontos considerados pelas mulheres foram: falta de políticas para incentivar a inclusão feminina (57% das respostas); mulheres não se sentem representadas nas reuniões de associações (37%); eventos e feiras são mais focados no público masculino (14%); entre outros. 

Equidade faz parte do ESG e traz desafios e oportunidades

Apesar dos desafios, a busca pela diversidade e igualdade de gênero no agronegócio também oferece grandes oportunidades. A abordagem ESG contribui para a atração de talentos diversos e fortalece a reputação corporativa, por exemplo. De acordo com o portal Agromulher, isso  é essencial para  impulsionar mudanças significativas no universo dos negócios. 

equidade

“A abordagem ESG busca mensurar o desempenho das empresas nos aspectos ambientais, sociais e de governança, e tem se tornado cada vez mais relevante para investidores, stakeholders e consumidores, que buscam empresas comprometidas com práticas responsáveis”, reforça matéria publicada na página.