pib do agronegocio

PIB do agro tem crescimento de 0,19% no primeiro trimestre

PIB do agronegócio mostra balanço entre aumento de safra e preços desfavoráveis dos principais produtos do setor agro

Redação

em 17 de julho de 2023


O crescimento modesto do PIB do agronegócio do primeiro trimestre do ano – 0,19% –tem uma explicação, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. A instituição avalia que o desempenho foi sustentado pela safra recorde no campo, porém foi contrabalançado pelos preços desfavoráveis dos principais produtos agropecuários e agroindustriais que compõem o setor.

Calculado pelo Cepea, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio mostrou também um crescimento nos serviços, puxado pelo incremento da safra. Os especialistas do Cepea/CNA estimam, ainda, que a participação do setor na economia fique próxima de 24,5% em 2023, pouco abaixo dos 25% registrados em 2022.

Leia também

Agronegócio deve impulsionar PIB em 2023

Na divisão por segmento, o PIB agrícola apresentou avanço de 0,66%, com a sustentação vinda dos desempenhos observados para o setor primário, para a agroindústria e agrosserviços. Já o setor de insumos recuou, pressionado pela desvalorização dos fertilizantes e defensivos. 

Queda no setor pecuário impactou PIB do agronegócio

pib do agronegocio

“No caso do segmento primário, apesar das quedas nos preços de muitos produtos (algodão, café, tomate, milho, soja, trigo, cana, cacau, banana e batata), o crescimento foi sustentado pela expectativa de uma safra recorde de grãos no campo, somada às maiores produções esperadas de café e cana”, detalha o documento. 

Leia também:

Como o Brasil pode ter cada vez mais protagonismo em agro até 2030

Já o PIB pecuário mostrou uma queda de 1,09%, apesar da redução dos preços de insumos. Os preços menores de bovinos e aves de corte puxaram esse movimento no segmento primário. Na agroindústria, o cenário foi impactado pelo comportamento desfavorável dos preços da carne bovina e dos couros bovinos. A baixa no agrosserviço refletiu o desempenho do setor como um todo.