producao sustentavel

Especialista defende ganhos com boas práticas de manejo

Para Marcelo Ferreira, iniciativas aumentam bem-estar animal e qualidade dos produtos

Redação

em 22 de maio de 2024


A adoção da produção sustentável pode trazer ganhos adicionais ao melhoramento do bem-estar animal (BEA). Para Marcelo Ferreira, coordenador da área de bem-estar da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, os benefícios adicionais incluem a melhoria na qualidade dos produtos e a possibilidade de certificação.

Em entrevista ao Canal Rural, ele destacou que a associação multissetorial e sem fins lucrativos tem trabalhado para recomendar ações focadas em boas práticas de manejo. Segundo ele, a produção de proteína animal ganha valorização, tanto no mercado interno quanto no externo, com a pecuária sustentável. Isso se traduz, inclusive, em melhores resultados financeiros na cadeia de produção. Essa é uma das razões pelas quais a Mesa tem como interface desde produtores até frigoríficos e restaurantes, sempre focando na implementação de práticas de BEA.

Outra frente importante é o consumidor final, que, de acordo com o especialista, tem cada vez mais interesse em conhecer como a cadeia de produção de proteína animal funciona e qual o impacto que ela exerce no meio ambiente.

Boas práticas garantem produção sustentável

Uma das ações recentes do grupo de trabalho de bem-estar animal na Mesa foi a contratação da consultoria BE.Animal para elaborar recomendações sobre como melhorar as práticas nessa área no Brasil, com foco no rebanho bovino. A ideia é usar a documentação como material de referência, promovendo boas práticas de manejo baseadas em princípios éticos e sustentáveis.

Segundo a entidade, a consultoria será dividida em cinco etapas, contendo termos e conceitos referentes ao BEA e recomendações técnicas básicas e de fácil entendimento. Antes da divulgação, os materiais serão apresentados, debatidos e avaliados pelos membros do grupo de trabalho.

O modelo adotado pela consultoria na análise inclui os chamados Cinco Domínios do Bem-estar Animal, as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e os princípios determinados pela Mesa Redonda Global de Carne Sustentável.