proforest mato grosso

Proforest visita o Mato Grosso para conhecer a produção de gado no estado 

Primeiro Beef Fieldtrip da Proforest Brasil no Mato Grosso reuniu a Marfrig e clientes durante cinco dias de incursões no estado

Redação

em 4 de novembro de 2022


A ONG Proforest Initiative Brasil organizou a primeira edição do Beef Fieldtrip, uma viagem de aprendizado de cinco dias ao Mato Grosso com o objetivo de conhecer como funciona a produção de gado no país. O grupo de participantes incluiu funcionários da Proforest da América Latina e Europa, além de profissionais do McDonald ‘s, Arcos Dorados, Marfrig e Mars Petcare. O roteiro envolveu não só apresentações, como visitas de campo. 

Durante o evento, os participantes conheceram iniciativas da Marfrig, como os esforços para o mapeamento de risco de desmatamento e a rastreabilidade indireta de fornecedores de gado. “A mudança no uso da terra relacionada à agricultura no Brasil é um grande impulsionador do desmatamento. Com o número de gado já ultrapassando a população humana total do país, muito desse desmatamento pode estar ligado à produção de gado”, destaca a Proforest.

Incursões produtivas

O Beef Fieldtrip também envolveu a ONG Instituto Centro de Vida, que mostrou como funciona o contexto da pecuária em Mato Grosso. No âmbito do seu programa Novo Campo, os envolvidos promovem a gestão integrada das pastagens e as melhores práticas, implementadas em um conjunto de explorações. São práticas que podem aumentar o sequestro de carbono, a biodiversidade e a filtragem da água, fatores cruciais para a preservação da riqueza natural do Brasil. 

proforest mato grosso
Reprodução: Instituto Centro de Vida – Programa Novo Campo

A incursão nas fazendas da região mostrou experiências reais como a do curral antiestresse para manejo do gado e a fábrica de mistura de ração. Os locais visitados fazem parte da zona de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado e obedecem ao conceito de Reserva Legal, percentual da área do imóvel rural legalmente exigido pelo Código Florestal Brasileiro. Eles também atendem ao conceito de Áreas de Preservação Permanente, que são áreas ao redor de corpos d’água e encostas íngremes preservadas por lei. 

Outra inciativa destacada pela Profest em sua visita ao Mato Grosso foi o PCI, sigla para Produzir/Conservar/Incluir, lançada em 2015 pelo governo do estado. A estratégia “Produzir, Conservar e Incluir” visa a arrecadar recursos para o Mato Grosso para a expansão e aumento da eficiência da produção agropecuária, a conservação da vegetação nativa remanescente, restauração ecológica e inclusão socioeconômica da agricultura familiar. 

A visita de cinco dias também incluiu a passagem por um frigorífico da região e uma incursão à famosa Chapada dos Guimarães, uma das áreas turísticas de maior destaque do Centro-Oeste.