proteina alternativa

Proteína alternativa movimenta meio trilhão de dólares em 2032

Estudo do FMI mostra que podemos estar entrando na “década de ouro” das proteína alternativa a partir de 2022

Redação

em 31 de agosto de 2022


O mercado de proteína alternativa poderá chegar a US$ 496,5 bilhões em 2032, segundo a consultoria Future Market Insights, Inc (FMI). E quem puxa o crescimento são as regiões da América do Norte, Ásia-Pacífico e Europa, apesar de mobilizadas por diferentes razões. Entre os fatores estão a crescente conscientização sobre a saúde entre os consumidores, o que combinaria a demanda por uma dieta rica em proteínas com o aumento das preocupações ambientais.  

“Década de ouro’ para proteína alternativa

O estudo publicado recentemente pelo FMI estima que o mercado global de proteínas alternativas aumente em taxa de crescimento combinada de 21% ao ano, de 2022 a 2032. O levantamento indica que a proteína alternativa vem ganhando destaque na pecuária e na indústria de alimentos e bebidas devido à nutrição que proporciona, além de uma série de inovações e lançamentos de diferentes tipos, o que teria impulsionado as vendas no segmento. 

Outro fator importante foi a pandemia de Covid-19, que desempenhou um papel fundamental no aumento da importância da construção da imunidade. Assim, a maioria das pessoas investiu em proteína orgânica e limpa para se manter saudável. Além disso, a demanda por atender às necessidades alimentares dos animais também está aumentando a demanda por proteínas alternativas.

A FMI mostrou ainda que as regiões onde se verifica o maior crescimento estão entre os principais contribuintes para o mercado de proteínas alternativas pela presença de pessoas que sofrem de intolerância à lactose ou têm alergias alimentares. Players internacionais e startups da área de alimentos também estariam contribuindo ao lançar diferentes produtos de proteína para atender a uma base crescente de consumidores.