Solein, a proteína produzida a partir do ar
A foodtech finlandesa Solar Foods desenvolveu uma tecnologia que promete alimentar pessoas não só na Terra, mas também no espaço
Muito além do programa espacial americano, um grupo pequeno de empreendedores começou a investigar a possibilidade da produção de alimentos a partir do ar. E não é que deu certo?! A finlandesa Solar Foods, uma foodtech, vem mostrando grandes avanços na pesquisa pela produção de proteína a partir do ar, ao invés dos métodos tradicionais para a produção de alimentos.
Recentemente, a Solar Foods anunciou o investimento de US$ 43 milhões para a ampliação da fábrica, que tem previsão de ficar pronta ainda no primeiro trimestre de 2024. A nova instalação está projetada para produzir, anualmente, 120 toneladas da proteína Solein.
Solein utiliza tecnologia para produzir a proteína do ar

A Solein é uma espécie de pó amarelo obtido por meio da fermentação de precisão. Usando diversas ferramentas de biotecnologia, a equipe da Solar conseguiu transformar uma cepa da bactéria Xanthobacter em usina microscópica do nutriente.
Neste caso, de acordo com a equipe, os micróbios são alimentados da mesma forma que uma planta se alimenta. Com a diferença de que, ao invés de regá-lo e fertilizá-lo, a equipe usa eletricidade provinda de fontes renováveis e hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono, capturados da própria atmosfera.
Composta por macronutrientes semelhantes ao da soja seca ou da alga, a Solein contém entre 65% a 70% de proteína, e de 5% a 8% de gorduras. Somente 3% a 5% de minerais, além dos nove aminoácidos essenciais para o organismo.
Em um comunicado oficial da empresa, a Solein declarou que não é uma empresa tradicional, mas que é natural. “E a melhor parte? Não vai acabar”.
Com as mudanças climáticas em estado de alerta, essa acaba sendo uma notícia positiva. Pelo seu método de produção, a Solein tem uma pegada ecológica. De acordo com a própria empresa, esta pode ser uma alternativa viável de alimentação frente ao crescimento exponencial da população.
Um restaurante italiano já está usando o Solein em sorvetes de chocolate. O próximo passo da empresa é a liberação das autoridades regulatórias para levar a proteína de ar para os Estados Unidos e a Europa.