desperdicio alimentar

Contra desperdício alimentar, restaurante cria menu unicamente com restos

Shuggle’s Trash Pie aproveita legumes, frutas e ervas que produtores iriam jogar fora, na linha de frente contra desperdício alimentar

Redação

em 28 de dezembro de 2022


Quase 20% da comida produzida pelo mundo se perde entre a colheita e as prateleiras de supermercados e alimentos. A ONU já coloca o desperdício alimentar como uma das maiores barreiras para reduzir a fome. A saída deste restaurante em São Francisco, nos Estados Unidos,  foi usar a criatividade e a culinária para combater a perda de alimentos: no menu, só tem comidas feitas a partir de restos.

O  Shuggie’s Trash Pie utiliza verduras, frutas e ervas que produtores e fazendeiros locais já iriam jogar fora. São alimentos bons para o consumo, como vegetais “menos atraentes” para supermercados ou, até mesmo, partes de peixe que não são usadas na culinária do dia a dia de restaurantes comuns. O menu é um exemplo de cozinha inteligente, já que ele muda semana a semana. 

O paraíso dos restos de comida

“Para fornecer um produto bem bolado para o consumidor, precisávamos de alguma consistência e regularidade no tipo de ingredientes que usamos. Os fornecedores vinham até nós toda semana com pedidos como: ‘você consegue aproveitar isso? Você tem como usar isso de alguma forma?’ Queríamos poder absorver muito mais dessas ofertas”, disse a cofundadora do restaurante, Kayla Abe, em entrevista à Fast Company.

Leia também: Duas soluções tecnológicas para reduzir o desperdício de alimentos

Divulgação Shuggies Trash Pie

No menu, é possível ver nomes como “cogumelos feios” ou “abobrinha queimada”, tudo para trazer leveza ao conceito de utilizar as partes de alimentos que não são consideradas vistosas pelo público. Cada prato leva de três a cinco elementos reutilizados de alimentos que iriam para o lixo. 

O restaurante também faz experimentos com partes menos conhecidas do boi. As almôndegas dos lances são feitas de coração de boi, um corte evitado por muitos. A barriga do peixe, iguaria da culinária asiática, também é usada nos pratos do Shuggie’s. 

Desperdício alimentar e sustentabilidade

A missão do restaurante é clara e bem descrita nos cardápios e no site oficial: “transformar o que seria resto na estrela do prato”. O restaurante acaba por apoiar os pequenos produtores também, ao reduzir os excessos e possíveis perdas de dinheiro por parte dos fazendeiros.  

“Ao prevenir o desperdício de alimentos, direcionar mais dólares para os agricultores locais e envolver a comunidade em todos os nossos papéis no combate ao desperdício de alimentos, juntos, podemos começar a combater o tremendo impacto ambiental que o desperdício de alimentos tem nas mudanças climáticas”, disse o restaurante na sua “missão”.

Falar de desperdício alimentar é também tratar sobre sustentabilidade. De acordo com a ONU, a perda de alimentos eleva emissões de gases que causam aquecimento global. A média de emissões geradas pela perda de alimentos é de 7% do total dos gases que causam o efeito estufa e ocupam quase 30% da terra agricultável usada para produzir os alimentos, que acabam nunca sendo consumidos.