acordo ambiental cetesb marfrig

Marfrig adere a Acordo Ambiental da Cetesb, em São Paulo

Marfrig foi primeira do setor de proteína animal a assinar documento que exige redução dos gases efeito estufa das unidades no Estado

Redação

em 21 de outubro de 2022


A Marfrig aderiu ao Acordo Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Com isso, a companhia, que é a maior produtora de hambúrguer e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, foi a primeira do setor de produção animal a assinar o acordo. 

O Acordo Ambiental da Cetesb tem objetivo de incentivar empresas paulistas, associações e municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa nos próximos dez anos. 

A meta específica da Marfrig é reduzir 93,5% das emissões em suas unidades localizadas no estado de São Paulo até 2030. A base de comparação é em relação ao que foi emitido em 2019.

Acordo Ambiental São Paulo e Marfrig

O Acordo Ambiental da Cetesb também prevê o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas, além do apoio técnico governamental. Ele será renovado automaticamente até 2030 e prevê o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas. A iniciativa também vai incentivar a implementação de novas tecnologias e soluções para a agenda climática. 

 “Com apoio, chancela e acompanhamento do Governo de São Paulo, nossa expectativa com a adesão voluntária ao Acordo Ambiental da Cetesb é fortalecer ainda mais o reconhecimento da Marfrig como protagonista na luta contra as mudanças climáticas e pela diminuição efetiva da emissão de gases de efeito estufa”, diz Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig. “E é muito gratificante sermos pioneiros nesse compromisso”, completa.        

Acordos já assinados

Em 2022, a Marfrig havia sido a primeira do setor de proteínas animais a ter as suas metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) aprovadas pelo Science Based Targets (SBTi). A partir deste acordo, a companhia se comprometeu a reduzir 68% a emissão de GEE dos escopos 1 e 2.