marfrig sustentabilidade 

Marfrig pontua bem em vários índices de sustentabilidade 

Companhia fecha 2022 bem pontuada em diversos rankings nacionais e internacionais incluindo Forest 500, BBFAW, SBTi e outros 

Redação

em 29 de dezembro de 2022


Um dos pilares estratégicos da Marfrig é a condução de seus negócios de forma sustentável, e isso tem se validado em várias frentes. Uma delas é a estratégia diferenciada para as metas de redução de gases de efeito estufa: a empresa é a única do setor com objetivos claros, apoiados em dados científicos, para diminuir o carbono emitido em suas operações. Isso envolve o Programa Marfrig Verde+, iniciativa pioneira voltada a propor ações concretas para minimizar os impactos ambientais e sociais da pecuária no Brasil. 

Uma terceira frente é o atendimento aos índices internacionais de sustentabilidade. A Marfrig tem sido uma referência no setor, ocupando posições de destaque nos principais rankings globais relacionados ao tema e também em avaliações feitas no Brasil e que são referência em boas práticas de negócios aliadas às políticas de ESG. 

Para facilitar o entendimento desse terceiro tópico, resumimos a avaliação da empresa em vários desses rankings globais, como dispomos a seguir.

SBTi

A Marfrig é a única dentro do seu segmento a ter suas metas de net zero reconhecidas pelos padrões do Science Based Targets Initiative (SBTi). A empresa faz parte de uma lista de 60 corporações globais com esse status a partir de um grupo inicial de 1.225 que submeteram seus compromissos net zero ao padrão. O grupo inicial envolveu 3.370 empresas que tomaram alguma ação formal junto à SBTi, reforçando ainda mais a colocação da Marfrig.

Coller FAIRR Protein Producer Index

Pelo terceiro ano consecutivo, a Marfrig foi a empresa de proteína bovina com melhor colocação no ranking Coller FAIRR Protein Producer Index 2022. A companhia subiu quatro posições na classificação geral, do 7º para o 3º lugar. É o melhor resultado desde seu ingresso. 

A Marfrig também é a única do setor classificada como de baixo risco.  Além disso, melhorou as notas de uso de água (alta de 27%, para 57%), governança (crescimento de 13,5%, para 71,5%), condições de trabalho (elevação de 26,8%, para 66,8%), e antibióticos (progresso de 10%, para 55%).  

A FAIRR Iniciative é uma rede colaborativa composta por mais de 360 investidores internacionais, que avalia 60 companhias globais de proteína animal com base em dez indicadores de risco.  

BBFAW

A empresa é a única do setor a alcançar a colocação “Tier 2” no  Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), principal ranking global de gestão de bem-estar animal. A permanência nesse Tier demonstra que a Marfrig está avançando nos quatro pilares da metodologia de avaliação do BBFAW, que são Políticas e Comprometimento de Gestão, Governança e Gestão, Liderança e Inovação, além de Reporte e Impacto. 

CDP

A Marfrig é a única empresa em âmbito global a registrar nota A em segurança hídrica, pelo segundo ano consecutivo no Carbon Disclosure Project (CDP). A plataforma global reúne dados da performance ambiental de empresas, também considerados por investidores em suas análises. A pontuação, conferida anualmente pelo CDP, é um reconhecimento às boas práticas da empresa em relação ao consumo responsável de água e para instituir processos nas operações e na cadeia de valor. 

ISE

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. O indicador é uma referência de excelência em sustentabilidade, pois reúne ações de companhias que adotam práticas diferenciadas nesse tema. 

Entre as cinco dimensões avaliadas, a companhia obteve performance acima da média da carteira em três: Governança Corporativa e Alta Gestão, Modelo de Negócios e Inovação, e Meio Ambiente. Entre as 63 empresas listadas, a Marfrig obteve o 34º melhor desempenho.

ICO2

As ações da Marfrig seguiram, também pelo segundo ano consecutivo, na composição do ICO2, da B3. O indicador reúne, em sua carteira, papéis de companhias que adotam medidas eficientes para minimizar as emissões de gases efeito estufa procedentes de suas operações.

Forest 500 

A empresa obteve 34% da pontuação total deste índice que avalia anualmente as 350 empresas e 150 instituições financeiras sobre a força e a implementação de seus compromissos sobre desmatamento e direitos humanos. 

As empresas e instituições financeiras do Forest 500 são avaliadas para cada uma das commodities com risco florestal a que estão expostas em suas cadeias de suprimentos ou carteiras financeiras. Cada empresa e instituição financeira recebeu uma pontuação total de 100, que é convertida em uma faixa de 5. No caso da Marfrig ela foi avaliada em relação a quatro commodities (que produz ou compra): carne, couro, papel e soja. 

Exame 

A Marfrig ficou em 1º lugar na premiação Melhores & Maiores da revista Exame na categoria Alimentos e Bebidas, que levou em conta o desempenho financeiro da companhia em 2020, além de indicadores de governança, sociais e ambientais (ESG).

Época Negócios 360º

A Marfrig ficou na posição 132 no ranking geral (418 empresas) e em 8º lugar entre as 34 do setor de Alimentos e Bebidas. O anuário é elaborado a partir de um extenso levantamento de dados realizado ao longo de oito meses. A premiação é realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira mais bem colocada no ranking global do Financial Times. Na edição 2022, a pesquisa empresas que se destacaram nos seis principais desafios que se impõem às organizações: inovação, visão de futuro, ESG/socioambiental, ESG/governança, pessoas e desempenho financeiro.