rastreabilidade na marfrig

Rastreamento na Marfrig inclui o caminho da fazenda à mesa do consumidor

Processo começa nas fazendas e passa pela produção e distribuição dos produtos.

Redação

em 20 de abril de 2023


Uma das líderes mundiais no mercado de carne bovina – e maior produtora global de hambúrgueres –, a Marfrig tem um sistema constituído de rastreamento da sua produção, que começa nas fazendas de origem e avança até a mesa do consumidor. As etapas intermediárias incluem o controle de produção e de distribuição. O processo foi detalhado na reportagem especial do Valor Pipeline.

Nas fazendas de origem, o sistema inclui o rastreamento do tipo de alimentação e dos medicamentos usados, além do cuidado com o ecossistema. A Marfrig foi a primeira companhia do setor a investir em ferramentas de geomonitoramento e rastreamento do gado adquirido. Uma atenção especial é dada, inclusive, à proteção de áreas indígenas e as unidades de conservação e aos territórios dos quilombolas, entre outros.

O uso do geomonitoramento permite que 100% das propriedades fornecedoras diretas sejam monitorados por satélite, o que inclui cerca de 8 mil deles. Todos participam ainda do Programa Marfrig Club, que divulga boas práticas de sustentabilidade e compromissos socioambientais da companhia.

Na produção do gado, o rastreamento envolve indicadores de nutrição, saúde animal e instalações. O processo inclui o controle da alimentação dos animais, o uso consciente de medicamentos como antibióticos e a normatização das condições dos locais onde os animais são criados.

O monitoramento também avança para a distribuição e a tecnologia blockchain é o destaque: ela é adotada em toda a cadeia logística, o que assegura a confiabilidade sobre as informações sobre o histórico da carne. Na ponta final, o consumidor pode checar dados de procedência dos produtos por meio do portal Rastreabilidade Marfrig, fechando o ciclo de rastreamento ponta a ponta.