anuga 2024

Sustentabilidade domina exposições da Anuga 2024

Carne Baixo Carbono e Carne Carbono Neutro, apresentadas pela Embrapa e pela Marfrig, estão entre os destaques

Redação

em 11 de abril de 2024


Em realização no Distrito Anhembi, em São Paulo, a Anuga Brazil 2024 se apresenta como uma das principais vitrines do setor de alimentação do país. Muitas novidades estão por lá, indo de pamonhas congeladas pré-cozidas, passando por cogumelos chineses desenvolvidos com biotecnologia e chegando até a equipamentos, como fornos combinados inteligentes capazes de umidificar o alimento automaticamente durante o seu preparo. 

anuga 2024

Há também uma série de opções de alimentos e, para começarmos a falar de proteína, uma picanha, por exemplo, pode ser assada nesse tipo de forno em 4 ou 5 minutos sem perder a suculência.

A sustentabilidade também está em jogo, tanto nos equipamentos quanto nos próprios alimentos demonstrados durante o Anuga Brazil 2024. Os fornos citados, por exemplo, são todos automatizados para que, até a sua autolimpeza, utilize somente o sabão necessário.  

Já com os alimentos, as demonstrações de produtos orgânicos são muitas, e ganham pontos aqueles que são capazes de comprovar a origem sustentável do processo produtivo. É o que a Marfrig e a Embrapa estão fazendo. 

Carne sustentável

Em um estande grande, localizado perto da entrada do evento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) reuniu alguns dos seus principais parceiros para demonstrar, na prática, como as suas ações de pesquisa e desenvolvimento chegam ao consumidor final. “A Embrapa é reconhecida mundialmente pela sua qualidade técnica. E também  é necessário mostrar, na prática, no que as suas pesquisas resultam. A nossa presença  no estande da estatal durante a Anuga 2024 tem esse intuito”, explica Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade e comunicação da Marfrig.

A exposição da Marfrig é dedicada à demonstração dos protocolos de Carne Baixo Carbono e Carne Carbono Neutro, ambos de uso exclusivo da companhia e desenvolvidos com apoio da Embrapa. “Temos aqui a missão de comunicar ao consumidor os esforços que a Marfrig – com a propriedade intelectual da Embrapa – vem fazendo acerca de uma produção pecuária de baixo carbono”, acrescenta  Felipe Alves, analista de pecuária sustentável da Marfrig.

Segundo ele, o consumidor final terá, cada vez mais, acesso a esse tipo de proteína com o diferencial de sustentabilidade, e a presença na Anuga reforça essa tendência. “A Anuga é uma feira internacional, realizada em vários países e também aqui no Brasil, onde reúne grandes players da indústria alimentícia. Por isso é um local interessante para demonstrar aos parceiros da indústria alimentícia de todo o mundo que a Marfrig está atenta à agropecuária sustentável e de baixa emissão de gases de efeito estufa ”, diz.

Além da exposição, a Embrapa comanda uma série de palestras sobre agropecuária sustentável no último dia do evento (11.04), quando explica, em detalhes, a criação dos protocolos de Carne Baixo Carbono e Carne Carbono Neutro.

Um guia com os detalhes para que os produtores se adequem à essa certificação também está circulando pelo evento, e pode ser baixado online no site da ONG Amigos da Terra.

A Anuga Brazil 2024 reúne cerca de 500 marcas expositoras, oriundas de 25 países e conta com cobertura do Prato do Amanhã. A edição deste ano, segundo os organizadores, está 30% maior do que a do ano passado, e ocupa uma área de 12 mil m².