pecuaria sustentavel

Pecuária sustentável: novo estudo mostra oportunidades

De acordo com o estudo, a pecuária brasileira pode ser impulsionada pela produção sustentável de carne bovina

Redação

em 1 de fevereiro de 2024


O  Brasil detém, hoje, o maior rebanho bovino comercial do mundo, com cerca de 224 milhões de cabeças de gado. Isso também posiciona o país como o maior exportador mundial de carne bovina, o que faz com que a pecuária sustentável seja determinante para o sucesso do agronegócio. Isso é o que revela um estudo recente, realizado pela Agroicone, em parceria com o Partnerships for Forests (P4F). 

O estudo “Sustentabilidade na cadeia da carne: caminhos para o Brasil e os aprendizados do P4F” mostrou que existe uma pressão do mercado global acerca da necessidade de transparência no processo produtivo como um todo. Isso inclui desde questões relacionadas à sustentabilidade até soluções pra a rastreabilidade da cadeia produtiva da carne brasileira.  

Outro ponto relevante neste processo é a redução de carbono. Afinal, a adoção de novas tecnologias e boas práticas agropecuárias resulta, também, na redução das emissões.

Produtividade aumenta com boas práticas na pecuária

O estudo também apontou que a produtividade na pecuária sustentável é maior, com as devidas adaptações. Um acompanhamento dos últimos cinco anos permitiu essa conclusão. Em suma, com o melhor manejo a produção é otimizada, com abate mais cedo e maior peso dos animais. Como consequência, maior quantidade de gado passa a ocupar menos espaço, o que reduz a necessidade de novas áreas de pastagem.

Para Gustavo Dantas, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, alguns pecuaristas são mais resistentes às mudanças e temem projetos que possam oferecer riscos. Apesar disso, ele acredita na necessidade de oferecer um pacote de incentivos que facilitem o acesso dos produtores rurais às práticas sustentáveis, além da promoção da integração de toda cadeia.

Sobre a cadeia de carne sustentável, a uniformização das normas e dos processos de monitoramento e controle do desmatamento ainda é um desafio, assim como o desenvolvimento da mensuração do carbono na atividade pecuária e o real apoio à implementação de rastreabilidade.

Nesse sentido, os pesquisadores propõem a adoção de estratégias que ampliem as iniciativas e ações de sustentabilidade, como os pagamento por serviços ambientais e certificações, e o aprimoramento da rastreabilidade e do monitoramento do gado, especialmente nas cadeias indiretas.

A proposta está baseada no fortalecimento do apoio técnico, como forma de incentivar as boas práticas agropecuárias. Isso, de acordo com os pesquisadores, formalizaria a fidelização de pecuaristas e o apoio na criação de uma política nacional forte de rastreabilidade.

A importância da pecuária sustentável

Todos sabemos que a pecuária sustentável é fundamental para garantir a preservação dos recursos naturais e a manutenção do meio ambiente, além de agregar a viabilidade econômica ao manejo sustentável. O setor agrícola pode contribuir — e muito — com ações de mitigação das mudanças climáticas.