producao consciente

Produção consciente de carne bovina é essencial para um futuro sustentável

18ª Jornada NESPro debate “Do consumo à produção de carne bovina” e aponta para a produção consciente como o futuro da pecuária.

Redação

em 21 de junho de 2023


A adoção de práticas mais sustentáveis na pecuária é um avanço pelo qual todo o setor vai passar nos próximos anos, no sentido de aplicar esforços para uma produção consciente, o que exige gestão e qualificação profissional em sustentabilidade.

O zootecnista e professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Clandio Ruviaro, aponta como esse processo sai do campo teórico e chega ao produtor. “Institutos de pesquisas, universidades e outras entidades do setor estão levando esse conhecimento ao produtor”, disse ele ao Correio do Povo. De acordo com o especialista, a adoção de tecnologia, junto a sistemas de plantio direto e pastagens, contribui para minimizar o impacto ambiental da produção agropecuária.

Ruivaro participou da XVIII Jornada NESPro & VI Simpósio Internacional sobre Sistemas de Produção de Bovinos de Corte, que teve como tema central da discussão “Do consumo à produção de carne bovina”. O seminário ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, em maio.

Produção consciente aliada a tecnologia 

Segundo o especialista em clima e sistemas alimentares da Alliance of Bioversity International and CIAT do CGIAR, Ciniro Costa Júnior, 10% das emissões globais de gases são provenientes da produção de carne bovina, que é a maior entre os sistemas alimentares. Este dado, segundo ele, indica que há espaço para a reduzir os gases de efeito estufa no setor.

Para isso, o uso de tecnologias no manejo do animal e das pastagens é fundamental. Há, também, a opção de usar métodos antigos, mas eficientes, como a rotação de pastos. De acordo com Ruviaro, os pastos, quando bem manejados pelo produtor, sequestram muitos dos gases que estão na atmosfera. “Dados de várias pesquisas indicam que, quando se cria bem os animais, eles emitem menos gases ao longo da vida. Ou seja, a produção da carne se torna extremamente sustentável”, explica Ruviaro.

Métodos de rastreamento são importantes peças no controle do processo de produção consciente de carne bovina. Através deles, é possível controlar vários elementos. Confira:

Nas fazendas de origem

  • A cadeia de produção: fazenda de origem, alimentação, vacinas, lotes, abate e até mesmo estocagem.
  • A preservação dos ecossistemas: cuidados com áreas de proteção, com unidades de conservação, com o descarte de resíduos e agrotóxicos e com a oferta de água.
  • As condições de trabalho e aspectos sociais: respeito às normas trabalhistas e às condições justas de moradia e serviço.
  • O geomonitoramento: permite que a empresa não adquira gado de produtores que não seguem os princípios ambientais e sociais da Marfrig.

Na produção

  • Nutrição: controle das commodities usadas na alimentação de animais.
  • Sanidade animal: conscientização de fornecedores sobre o uso de medicamentos, como antibióticos.
  • Instalações: normatização das condições dos ambientes nos quais os animais permanecem.

Na distribuição

  • Blockchain: tecnologia que assegura que as informações sobre o histórico da carne sejam confiáveis.

Na mesa do consumidor

  • Rastreabilidade Marfrig: portal onde o consumidor pode checar a procedência dos produtos Marfrig.