vergalho bovino

Além da Carne: vergalho bovino é petisco de pets e iguaria para humanos

Porção de carne pouco usual do boi, o vergalho bovino é um snack saudável para cachorros. E considerado iguaria para pessoas.

Redação

em 24 de maio de 2023


O vergalho bovino é uma parte versátil do animal, que vira tanto petiscos para pets quanto também um alimento nutritivo para humanos. O pedaço de carne é a prova de que do boi, tudo se aproveita.

Para quem não está familiarizado com os termos, vergalho ou vergalhão nada mais é do que o órgão reprodutor do boi. Com músculos e fibras, o vergalho tem alta quantidade de proteína e taurina, além de um baixo teor de colesterol. 

Enquanto as sopas e caldos feitos com vergalho utilizam o órgão cru, os snacks para cães derivam do vergalho bovino desidratado, sem adições de conservantes. 

Vergalho bovino para pets

O pênis bovino pode não estar no cardápio de restaurantes chiques, mas é um ingrediente que os cães adoram. Além disso, a carne faria parte da dieta natural do seu cão, caso ele não fosse domesticado, uma vez que os canídeos consomem todos os órgãos de suas presas. Na verdade, depois de abater um animal, cães e lobos consomem primeiro os órgãos ricos em nutrientes. Isso ocorre porque os órgãos contêm altos níveis de proteínas, vitaminas e minerais.

Com formato de trança, o vergalho bovino funciona como um mordedor natural e palatável para os cachorros. O alimento auxilia no gasto de energia e limpeza dos dentes dos cães, pois estimula o instinto canino de roer e mastigar. Além disso, ainda ajuda a exercitar a mandíbula dos pets.

Leia também: Além da Carne: soro fetal bovino ajuda das células-tronco às vacinas

Diferente do couro bovino, os sticks são facilmente digeríveis no estômago dos pets. Eles também não lascam como ossos ou cascos, então não há risco de causar ferimentos internos no cachorro com o consumo. São considerados pela American Kennel Club os melhores snacks para o pet.  

Não só para cachorros!

Na Bolívia, o vergalho bovino faz parte de um prato típico. No caso, o órgão não é consumido seco, como no caso dos petiscos para animais, mas “in natura”, em uma sopa junto com os testículos do boi. O Caldo de Cardán leva mais de 12 horas para ser preparado e é servido em restaurantes populares em La Paz. A popularidade do prato não é tanto pelo sabor, mas, sim, por suas possíveis propriedades.

Leia também: Além da Carne: 7 curiosidades sobre o couro bovino

Acredita-se que o Caldo do vergalho tem efeitos afrodisíacos, alguns chamam a sopa de “Viagra dos Andes”. Na China, uma sopa parecida também é encontrada em restaurantes dedicados a fazer caldos com vergalho bovino e de outros animais. Segundo saberes da medicina chinesa, o alimento pode recuperar a energia “yang”, ou seja, masculina, no corpo das pessoas, trazendo virilidade e a libido de volta. 

Tradições à parte, o ponto é que o caldo é nutritivo, pois contém muita proteína, sendo indicado para pessoas que sofrem anemia. “O caldo tem colágeno e melhora o estado físico, porque tem boa quantidade de calorias”, afirmou a endocrinologista do Hospital estatal Operário de La Paz, Elizabeth Nateljan, em entrevista publicada na Exame