Além da Carne: gelatina também é feita do boi
Uma das sobremesas mais populares do Brasil, a gelatina tem colágeno e é feita a partir de partes do couro do boi
O “bife” também pode ser sobremesa. E não se trata de uma iguaria, mas sim um prato popular, conhecido no país inteiro: a gelatina. A gelatina é feita de colágeno, proteína extraída, na sua maioria, do couro bovino. Além da carne, portanto, está o doce colorido que faz parte do dia a dia de muitos brasileiros.
Embora algumas lendas urbanas indiquem que a gelatina é feita de cascos de boi, a parte usada do animal para retirar o colágeno presente na gelatina é principalmente o couro, que é triturado e tratado com ácido, o que libera o colágeno.
“Depois vêm as etapas de extração, filtragem, concentração, esterilização, secagem e moagem”, afirmou Alexandre Ferreira Costa, técnico da Kraft Foods, em entrevista à revista Mundo Estranho. O pó incolor que resulta desta operação é usado na indústria alimentícia, como também na farmacêutica. Para virar a gelatina colorida, ele ganha aromatizantes, corantes e açúcar.
Colágeno e Gelatina
O colágeno é uma coleção de proteínas fibrosas e longas que faz parte do tecido conjuntivo dos humanos – e também dos animais. Mais de 30% das proteínas totais dos seres humano são colágeno. Ele é responsável pela elasticidade de fibras, cartilagens e da nossa pele.
Quando acrescentada a água quente, a rede dessas proteínas presentes na gelatina se altera e “aprisiona” a água em seu interior. Por isso a sobremesa tem a propriedade semi-sólida, com aquela textura característica. Essa característica faz com que o pó da gelatina seja utilizado em outros doces para adensar a comida.
Leia também: Além da carne: heparina vem do boi e salva vidas
Composições como balas de goma, marshmallows, creme de leite e pastas americanas usam o composto que faz a gelatina. Na indústria farmacêutica, o pó é usado para engrossar pomadas e fazer revestimentos de comprimidos – além de ser usado para cosméticos.
Sobremesa que faz bem

Por ser uma fonte de colágeno, a gelatina traz uma série de benefícios à saúde. Os aminoácidos ajudam o tônus muscular, como também a saúde da pele e do cabelo.
“O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações. O alimento desempenha um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose”, informou este artigo da revista Veja.
A versão ultraprocessada e muito açucarada do produto, no entanto, não é indicada por nutricionistas e profissionais de saúde.